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Canaanitas (Cananeus)
Canaanitas (Cananeus)

 

MATANÇAS NA BÍBLIA: Dilúvio, Egito, CANANEUS

1. Como este estudo é destinado a TODOS os públicos, a proposta NÃO é discutir SE você acredita ou não. A questão da crença é pessoal. A proposta é apenas discutir o que o conteúdo textual da Bíblia diz sobre o assunto. Neste estudo, vamos falar sobre as guerras contra os CANAANITAS (CANANEUS), mas antes, vamos ver um pouco sobre o DILÚVIO e o EGITO.

2. A Bíblia possui narrativas horríveis, sangrentas (Juízes 19:22-30 – Salmos 137:9 – Deuteronômio 2:34 – Deuteronômio 3:6 – Deuteronômio 31:14-18) e narrativas bonitas (Salmos 15:1-5 – Isaías 33:14-16 – Isaías 58:6-10 – Miqueias 6:8 – Levítico 19:18), a Bíblia possui partes legislativas (mandamentos) e partes não legislativas, passagens enigmáticas, difíceis de entender (Deuteronômio 12:15 – Deuteronômio 12:22) e possui passagens fáceis.

***Neste estudo, vamos ver ALGUMAS passagens que falam sobre MATANÇAS.

 

DILÚVIO 

3. Sem entrar na questão de até que ponto é figurado ou literal, o texto bíblico diz que, com o DILÚVIO, Deus exterminou a vida, por causa da MALDADE humana (Gênesis 6:3-13).

Reflexão: Mas será que a humanidade consegue ser tão ruim assim?

***Com relação à morte de crianças, que é relatada em várias passagens, eu vou comentar mais adiante.

4. Os sobreviventes do dilúvio foram Noé e sua família (Gênesis 7:1).

 

GENEALOGIA

5. Observe esta genealogia simplificada:

Noé gerou Sem e Cam (Gênesis 9:18)

Cam gerou CANAà(Gênesis 10:6) e daí surgiram os POVOS CANAANITAS, por exemplo, os HETEUS (hititas), os AMORREUS, os HEVEUS, dentre outros (Gênesis 10:15-19).

Sem deu origem a Abraão (Gênesis 11:10-26);  

Abraão gerou Isaque (Gênesis 21:3), que gerou Jacó e ESAÚ (Gênesis 25:21-26).

ESAÚ, com uma mulher CANAANITA HETEIA (Gênesis 36:1,2), deu origem a AMALEQUE (Gênesis 36:10-12); os AMALEQUITAS têm em sua origem uma parte CANAANITA HETEIA (Gênesis 36:10-12).   

Jacó deu origem ao povo israelita (Gênesis 49:1,2 - Gênesis 49:28,29).

 

TERRITÓRIO DE CANAà

6. O território de Canaã ia desde Sidom (ao norte) até Gaza (ao sul), até Sodoma e Gomorra (ao leste) (Gênesis 10:19), na ponta do Mar Salgado (hoje, Mar Morto), indo até Cades-Barneia (ao sul) (Números 34:2-4); ao norte, descendo pelo rio Jordão, até chegar ao Mar Salgado (Mar Morto) (Números 34:11,12). O lado oeste do rio Jordão não era Canaã (Josué 22:9,10). 

 

 

SODOMA E GOMORRA

7. Deus disse que iria destruir SODOMA e GOMORRA, por causa da MALDADE deles (Gênesis 13:13 - Gênesis 18:20).  

8. Os textos sobre SODOMA e GOMORRA falam de ESTUPRO COLETIVO (Gênesis 19:4,-13), eles não ajudavam os necessitados, embora tivessem condições, eram altivos, arrogantes (Ezequiel 16:19,50), falsos e maus (Jeremias 23:13,14). Nesse texto, percebemos a ideia de MAL GENERALIZADO, MAL ALASTRADO, pois é dito que Deus NÃO destruiria tais cidades, caso houvesse algum justo nelas (Gênesis 18:20-32) . 

9. Deus destruiu tais cidades, MAS salvou Ló e sua família. Perceba que Ló NEM era justo (Gênesis 19:6-9). Com isso, entende-se que o povo daquelas cidades eram mais decadentes ainda do que Ló.

 

OS AMORREUS

10. Relembrando, NOÉ gerou Cam (Gênesis 9:18), Cam gerou CANAà(Gênesis 10:6) e daí surgiram os POVOS CANAANITAS, por exemplo, os heteus (hititas), os AMORREUS, os heveus, dentre outros (Gênesis 10:15-19).

11. A passagem sobre os AMORREUS nos dá a ideia de LIMITE DE TOLERÂNCIA.

12. Os textos dizem que Deus tem muita paciência, MAS quando a MALDADE humana passa do LIMITE DE TOLERÂNCIA, Deus se ira (Êxodo 34:6 – Naum 1:3 – Isaías 48:9 – Neemias 9:29,30) 

13. Na geração de ABRAÃO (Gênesis 15:18), é dito que a medida da INJUSTIÇA dos AMORREUS NÃO havia ainda chegado ao limite de tolerância (Gênesis 15:16); essa tolerância durou mais de 400 anos, pois de ABRAÃO até a saída dos israelitas dos Egito, passaram-se mais de 400 ANOS (Gênesis 15:13 – Êxodo 12:40 – Gálatas 3:17);

14. Eu entendo que existe a ideia de PROPORCIONALIDADE, pois entende-se que a IRA de Deus é terrível exatamente porque a MALDADE humana chega a ser igualmente terrível.

 

O EGITO

15. O povo israelita foi escravo no Egito por aproximadamente 400 anos (Gênesis 15:13 - Êxodo 12:40) O assunto ESCRAVIDÃO na Bíblia fica para outro estudo.

 

O ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO DE FARAÓ

16. Quanto à questão de Deus ter endurecido o coração de faraó, no texto HEBRAICO – e em português também –, é dito que o PRÓPRIO faraó endureceu seu coração diante dos episódios das rãs  (Êxodo 8:1,2 - Êxodo 8:15), das moscas  (Êxodo 8:20,21 - Êxodo 8:32) e do granizo  (Êxodo 9:18 -  Êxodo 9:34);

17. Diante dos episódios do cajado em serpente (Êxodo 7:10 - Êxodo 7:13,14), das águas em sangue (Êxodo 7:17 - Êxodo 7:22), dos piolhos  (Êxodo 8:16 - Êxodo 8:19) e da morte dos animais (Êxodo 9:1-3 - Êxodo 9:7), é dito que o CORAÇÃO de faraó se endureceu, sem definir quem o endureceu, se Deus ou o próprio faraó. 

18. Nos episódios das úlceras (Êxodo 9:8,9 – Êxodo 9:12), dos gafanhotos (Êxodo 10:4 – Êxodo 10:20), das trevas (Êxodo 10:21 – Êxodo 10:27) e da morte dos primogênitos (Êxodo 11:1-5 – Êxodo 11:10) é que é dito que Deus endureceu o coração de faraó.

19. O texto diz que os egípcios exploraram os israelitas com trabalhos pesados (Êxodo 1:11 - Êxodo 5:9) e que faraó havia mandado matar todos os meninos israelitas recém-nascidos, afogando-os no rio Nilo (Êxodo 1:16-22); faraó foi alertado diversas vezes. Se faraó tivesse liberado os israelitas, nenhuma praga viria ao Egito.

20. De acordo com os textos, os israelitas conseguiram sair do Egito, de forma milagrosa (Êxodo 14:16-31).

 

SAÍDA DO EGITO

 

OS AMALEQUITAS

21. Relembrando, Noé gerou Sem (Gênesis 9:18) e Sem deu origem a Abraão (Gênesis 11:10-26); Abraão gerou Isaque (Gênesis 21:3), que gerou ESAÚ (Gênesis 25:21-26).

22. ESAÚ, com uma mulher CANAANITA HETEIA (Gênesis 36:1,2), deu origem a AMALEQUE (Gênesis 36:10-12); os AMALEQUITAS têm em sua origem uma parte CANAANITA HETEIA (Gênesis 36:10-12). 

23. Quando os israelitas saíram do Egito, a recepção NÃO foi amistosa, pois os israelitas foram atacados pela primeira vez pelos amalequitas, no local chamado REFIDIM. Quem atacou primeiro foram os AMALEQUITAS (Êxodo 17:8-14 - Deuteronômio 25:17,18).   

 

ASPECTO DA IMPOSSIBILIDADE 

24. Percebe-se também o ASPECTO DA IMPOSSIBILIDADE, pois é dito que os povos de Canaã eram mais numerosos e mais fortes do que os israelitas e possuíam cidades fortificadas (Deuteronômio 1:28; Dt 3:5; Dt 4:38; Dt 7:1; Dt 7:7; Dt 7:17; Dt 9:1; Dt 11:23)(Números 13:1; Nm 13:28); quando lemos os textos, percebe-se que, quando os israelitas venciam guerras, era por meio do aspecto de milagre (Êxodo 23:23 – Êxodo 33:2 – Números 14:11 – Deuteronômio 1:30 – Deuteronômio 9:3 – Josué 5:13,14). SE desconsiderarmos o aspecto de milagre, conclui-se que os israelitas perderiam todas as guerras ou quase todas; de forma INVERSA, SE de fato os israelitas venceram alguma guerra ou a maior parte delas, conclui-se que deve ter sido por milagre.

 

OS AMORREUS

25. Relembrando, Deus havia dito que a medida da INJUSTIÇA dos AMORREUS NÃO havia ainda chegado ao limite de tolerância (Gênesis 15:16); após os israelitas terem saído do Egito, eles guerrearam contra três reinados AMORREUS: (1) os AMORREUS de Seir e Hormá (Números 14:42-45)(Deuteronômio 1:41-44), (2) os AMORREUS do rei Seom, de Hesbom (Números 21:21)(Deuteronômio 2:24-36; 1:3,4; 29:7) e (3) os AMORREUS do rei Ogue, de Basã, em Edrei (Números 21:33) (Deuteronômio 3:1-11; 1:3,4; 29:7);

 

GUERRAS DO LADO LESTE DO JORDÃO

26. As primeiras guerras ocorridas na parte sul de Canaã e na parte leste do rio Jordão são narradas basicamente no Livro de Números e no Livro de Deuteronômio.

***Duas informações básicas sobre as guerras são (1) quem atacou primeiro e (2) quem venceu.

 

27. AMALEQUITAS EM REFIDIM: após a saída dos israelitas do Egito, a primeira guerra foi contra os AMALEQUITAS, em Refidim. Quem atacou primeiro foram os amalequitas e quem venceu foram os israelitas (Êxodo 17:8-14 - Deuteronômio 25:17,18);

 

28. AMALEQUITAS E CANAANITAS AMORREUS EM SEÍR E HORMÁ: a iniciativa de ataque foi dos israelitas; quem venceu foram os amalequitas e canaanitas amorreus (Números 14:42-45)(Deuteronômio 1:41-44);

 

29. EDOMITAS: a iniciativa de ataque foi dos edomitas e quem venceu foram os edomitas (Números 20:17-22);

 

30. CANANEUS EM ARADE: A iniciativa de ataque foi dos cananeus; quem venceu foram os israelitas (Números 21:1-4);

 

31. AMORREUS DO REI SEOM, DE HESBOM: o texto diz que os israelitas pediram permissão para passar pelo território e diz que Deus endureceu o coração do rei (Deuteronômio 2:30).

32. A questão é: Deus endureceu o coração do rei, com qual finalidade? Para que o rei APENAS não desse permissão de passagem? Ou para que o rei TAMBÉM atacasse os israelitas?

33. A única informação EXPLÍCITA que o texto nos dá é que foi para que o rei não permitisse a passagem. Outro entendimento – PENSO EU - é possível, MAS seria baseado no ASPECTO implícito. De acordo com o conteúdo EXPLÍCITO do texto, quem atacou primeiro foram os amorreus e quem venceu foram os israelitas (Números 21:21)(Deuteronômio 2:24-36; 1:3,4; 29:7) Foram mortos homens, mulheres e crianças (Deuteronômio 2:34);

 

34. AMORREUS DO REI OGUE, DE BASÃ, EM EDREI: a iniciativa de ataque foi dos amorreus e quem venceu foram os israelitas (Números 21:33) (Deuteronômio 3:1-11; 1:3,4; 29:7); Foram mortos homens, mulheres e crianças (Deuteronômio 3:6).

35. DEPOIS, os israelitas foram para a planície de Moabe (Números 22:1-4), para um lugar chamado SITIM (Números 25:1-3);

 

36. MIDIANITAS: (Números 31:2-7)(Números 25:1 "moabitas")(Josué 24:9 "moabitas")(Números 22:1-8 "moabitas e midianitas)

37. Balaque, rei dos moabitas, mandou chamar Balaão, para amaldiçoar os israelitas (Números 22:4-6) e os líderes moabitas e midianitas pagaram pelo trabalho de maldição (Números 22:7).

38. Balaão ensinou o rei moabita Balaque a armar estratégias contra os israelitas, induzindo-os a se prostituírem (Apocalipse 2:14); as mulheres midianitas SEGUIRAM O CONSELHO de Balaão, no caso de Peor, tendo relações sexuais com os israelitas (Números 31:16,17), ENGANANDO os israelitas, no caso de Peor (Números 25:18), os quais SE PROSTITUÍRAM com elas – moabitas e midianitas –, no caso de Peor (Números 25:1-6).

***PEOR é o nome de um lugar (Números 23:28);

39. Devido a isso, é Deus que ordenou que os israelias que se prostituíram com elas deveriam morrer (Números 25:5-8) e ordenou que matassem os midianitas (Números 25:16-18 – Números 31:2). 

***Pergunta: Mas seria para matar TODOS os midianitas, sem exceção? O texto não informa.

40. O texto diz que os israelitas mataram TODOS os homens (Números 31:7), mas entende-se que os homens civis foram deixados vivos (Números 31:12). As mulheres e crianças foram deixadas vivas (Números 31:9), mas Moisés disse para matar as mulheres, pois elas haviam seguido o CONSELHO de Balaão e para matar as crianças também, deixando apenas as virgens vivas (Números 31:14-18).

ESCRAVAS SEXUAIS?

41. Há quem entenda a passagem em Números 31:18, sobre deixar as virgens vivas e a passagem em Deuteronômio 21:10-14, como sendo casos de escravas sexuais. Essa questão fica para outro estudo.

42. Quanto às mulheres não virgens, obviamente que NEM todas se prostituíram com os israelitas, portanto, tais mulheres também não seriam mortas. Mas por que, nesse caso específico dos midianitas, Moisés mandou matar as crianças? Bem, este é um exemplo de caso em que uma pessoa (Moisés) mandou tirar a vida (de crianças, por exemplo), sem que Deus tivesse ordenado, pois. 

43. Veja as DUAS cláusulas, em Deuteronômio 20:10-17, e observe que que essa decisão de Moisés em mandar matar, por exemplo, as crianças, MAS de deixar as virgens vivas Não se enquadra em nenhuma das DUAS cláusula.

44. Essas duas cláusulas dizem que que, (1) nas terras não prometidas, se houvesse guerra, os israelitas deveriam deixar as mulheres e as crianças vivas, (2) MAS que, na terra prometida, os israelitas deveriam deixar nenhum sobrevivente.

 

CONTEXTO DE GUERRA

45. Este é o CONTEXTO DE GUERRA, que é matar ou morrer. MAS POR QUE MATAR CIVIS, por exemplo, mulheres e crianças? Veja isso mais adiante.

 

ORDEM E EXPLICAÇÃO

46. De acordo com os textos, Deus estava querendo exterminar os povos canaanitas, ou seja, os heteus, os heveus, os AMORREUS, etc, e estava fazendo isso, por meio do exército israelita (Deuteronômio 7:1,2 – Deuteronômio 20:16,17). MAS que EXPLICAÇÃO os textos dão?

47. Bem, os israelitas NÃO eram um povo justo (Êxodo 32:7-10 – Êxodo 33:3). O texto diz que Deus queria destruir tais povos NÃO por causa da JUSTIÇA dos israelitas, MAS sim por causa da MALDADE de tais povos (DEUTERONÔMIO 9:3-6). MAS que MALDADE seria essa?

De acordo com os textos, essa MALDADE seria, por exemplo:

(1) sacrifício de crianças (2Reis 16:3 - Deuteronômio 12:29-31 - Deuteronômio 18:9-14);

(2) prostituição cultual (Gênesis 38:21,22 - 1Reis 14:24);

(3) sexo entre pais e filhos, (Levítico 18:7-9);

(4) sexo com animais (Levítico 18:23,24), etc.

***A proposta deste estudo NÃO é discutir sobre homossexualidade. Leiam o estudo “Homossexualidade e a Bíblia: Uma Nova Abordagem”.

 

MAS HAVERIA ALGUMA EXCEÇÃO?

48. Vamos refletir sobre o aspecto da PROPORCIONALIDADE e o aspecto da EXCEÇÃO IMPLÍCITA.

49. Observe que a ORDEM “Não deixem nenhum sobrevivente” (Deuteronômio 20:16-17) possui EXPLICAÇÃO “por causa da maldade de tais povos” (DEUTERONÔMIO 9:3-6).

Veja DUAS colocações:

50. SE considerarmos que essa ORDEM NÃO possui EXCEÇÃO, ENTÃO essa EXPLICAÇÃO também NÃO poderia conter exceção e, ASSIM SENDO, TODOS, sem exceção, seriam de fato maldosos.

De forma INVERSA.

51. SE essa EXPLICAÇÃO possui EXCEÇÃO, pois é óbvio que NEM todos são tão maus assim, ENTÃO essa ORDEM também teria que conter EXCEÇÃO. Essa é a interpretação que eu entendo ser correta, pois na Bíblia existem casos de EXCEÇÃO e casos IMPLÍCITOS, por exemplo:

52. "NÃO MATARÁS" (Êxodo 20:13 - Deuteronômio 5:17), que no hebraico é "RATSACH" (H7523) possui exceção? Sim, possui; na passagem em Números 35:30 vemos a mesma palavra hebraica "RATSACH" (H7523) (Números 35:30).

53. E o INVERSO: "Não deixe nenhum sobrevivente" (Deuteronômio 20:16-17) possuiria alguma exceção?  

54. Perceba que, no próprio contexto da ordem de “não deixar nenhum sobrevivente” (Deuteronômio 20:16-17), é dito que Raabe e sua família (Josué 1:12-14 - Josué 6:17;  Josué 6:22-25) e os gibeonitas foram deixados vivos (Josué 9:24-27 - Josué 10:1,2), e Deus não repreendeu os israelitas por isso. No caso dos gibeonitas, é dito que Deus até apoiou que os israelitas os defendesse (JOSUÉ 10:6-8). Isso se combina com as passagens que dizem que Deus não tem prazer na morte do ímpio, querendo que deixe o mau caminho e que tenha vida (Ezequiel 18:23 – Ezequiel 33:11).

55. E além de Raabe e sua família e os gibeonitas, haveria mais exceções?

Os textos não dizem nem que sim nem que não. É um caso em aberto.

56. Um exemplo de possível exceção implícita seria o seguinte:

Segundo o texto bíblico, a mentira (Provérbios 12:22) e o roubo (Ezequiel 18:12,13) fazem parte de uma lista de ABOMINAÇÕES ("TOEBAH" H8441). MAS as parteiras mentiram para salvar os bebês (Êxodo 1:15-21) e, em Provérbios, fala-se sobre quem rouba para matar a fome (Provérbios 6:30). Seria essa mentira e esse roubo também ABOMINAÇÕES? Eu entendo que não. Mas isso é implícito.

 

MAS POR QUE MATAR CIVIS, POR EXEMPLO, MULHERES E CRIANÇAS?

57. A ÚNICA forma de TENTAR entender isso, é o CONTEXTO DE GUERRA.

Simplificando, crianças dependem de adultos para sobreviver. 

Em contexto de guerra, se os civis não se rendem, eles também têm potencial para matar (Juízes 4:21) e, assim, o CONTEXTO DE GUERRA "matar ou morrer" continua.

58. Se todos ou quase todos os adultos morrem em guerra, as crianças ficam com ninguém ou com pessoas insuficientes para cuidar delas.  

Assim, o que seria mais decadente? As crianças morrendo na guerra ou morrendo DEPOIS da guerra, de sede e fome?  

59. Mas entende-se que tal ORDEM possui exceção, pois Raabe e sua família (Josué 1:12-14 - Josué 6:17;  Josué 6:22-25) e os gibeonitas ficaram vivos (Josué 9:24-27 - Josué 10:1,2),

 

GUERRAS DO LADO OESTE DO JORDÃO

(Josué 1:1,2 - Josué 1:11)(Josué 3:1 - Josué 3:16,17) 

 

60. Os israelitas estavam em SITIM, do lado leste do rio Jordão (Josué 3:1) e atravessaram o rio, em direção à cidade de Jericó (Josué 2:1)..

61. GUERRA CONTRA A CIDADE DE JERICÓ: (Josué 6:20-25 - Josué 24:11);

Os israelitas venceram de forma milagrosa (Josué 6:2-5);

A prostituta Raabe e sua família foram poupados (Josué 1:12-14 - Josué 6:17;  Josué 6:22-25) e todos os restantes, homens e mulheres foram mortos (Josué 6:21);

 

62. GUERRA CONTRA A CIDADE DE AI: (Josué 7:4,5)(Josué 8:17-29);

A iniciativa de ataque foi dos israelitas. No primeiro ataque, os israelitas perderam a guerra (Josué 7:1-5);

No segundo ataque, os israelitas venceram e não deixaram sobreviventes, matando homens e mulheres (Josué 8:22-26);

 

63. CANAANITAS HEVEUS GIBEONITAS: Os gibeonitas eram canaanitas heveus (Josué 9:3-7 - Josué 11:19); eles se renderam e ficaram vivos (Josué 9:24-27 - Josué 10:1,2);

64. GUERRA DOS CINCO REINOS AMORREUS: Os cinco reinos AMORREUS (Jerusalém, Hebrom, Jarmute, Láquis e Eglom) guerrearam contra os Gibeonitas (Josué 10:3-5) e os israelitas foram para defender os gibeonitas e Deus estava a favor desse ato dos israelitas (Josué 10:6-8). A vitória foi por meio de milagre (Josué 10:11-14).

 

65. BATALHA CONTRA OS CANANEUS EM MEROM: os exércitos dos povos canaanitas formaram um exército numeroso e se reuniram em MEROM, para lutar contra os israelitas (Josué 11:1-5) e Deus disse que os israelitas iriam vencer NO DIA SEGUINTE (Josué 11:6-9). Nesta ocasião, a iniciativa de ataque foi dos canaanitas. 

 

66. BATALHA CONTRA OS CANANEUS APÓS MEROM: DEPOIS da batalha em MEROM (Josué 11:7-9), os israelitas foram guerreara e conquistaram desde SEIR até o HERMOM (Josué 11:17), durante MUITO TEMPO (Josué 11:18). Nesta ocasião, APÓS MEROM, é que é dito que Deus havia endurecido o coração desses povos canaanitas (restantes) para atacar os israelitas (Josué 11:20), EXCETO os canaanitas heveus gibeonitas (Josué 11:19). 

   

67. Pergunta: Esses textos estariam ordenando a matar pessoas de crenças diferentes?

Não. Se fosse por causa de crenças diferentes, Deus mandaria exterminar TODOS os povos, não só os canaanitas. Segundo os textos, Deus queria exterminar os povos canaanitas NÃO porque eles tinham uma crença diferente, MAS sim por causa da MALDADE deles (DEUTERONÔMIO 9:3-6), por exemplo,

(1) sacrifício de crianças (2Reis 16:3 - Deuteronômio 12:29-31 - Deuteronômio 18:9-14);

(2) prostituição cultual (Gênesis 38:21,22 - 1Reis 14:24);

(3) sexo entre pais e filhos, (Levítico 18:7-9);

(4) sexo com animais (Levítico 18:23,24), etc.

68. Outro ponto é que, segundo os textos, os israelitas também seriam exterminados, caso tivessem tais práticas (Deuteronômio 4:25-27 – Deuteronômio 6:15 – Deuteronômio 8:19,20).

 

CONCLUSÃO

69. O que eu entendo sobre esta ORDEM “Não deixem nenhum sobrevivente” (Deuteronômio 20:16-17) e a EXPLICAÇÃO “por causa da maldade de tais povos” (DEUTERONÔMIO 9:3-6)? 

Veja as TRÊS colocações: 

(a) SE essa ORDEM NÃO possui EXCEÇÃO nenhuma, PORÉM a EXPLICAÇÃO possui exceção, ENTÃO eu entendo que essa ORDEM está incorreta.

(b) SE essa ORDEM possui, como EXCEÇÃO, APENAS Raabe e sua família e os gibeonitas, PORÉM a EXPLICAÇÃO possui, como exceção, Raabe, sua família, os gibeonitas e OUTRAS exceções também, ENTÃO eu entendo que essa ORDEM está incorreta.

(c) SE TANTO essa ORDEM quanto a EXPLICAÇÃO possuem o MESMO grau de EXCEÇÃO, o mesmo número de EXCEÇÃO, ENTÃO eu até consigo entender essa ORDEM como justificável.